GRUPO DE PAIS CANGURU - AMA JARAGUÁ DO SUL

Este blog é destinado a todos os pais de alunos da AMA,familiares, professores, técnicos e cuidadores de indivíduos portadores de transtornos globais do desenvolvimento. O nome foi escolhido em uma das reuniões do nosso grupo e simboliza amor, proteção(bolsa do canguru) e livre arbítrio (quando o canguru se desenvolve fora da bolsa, mesmo sabendo que ela está alí para qualquer aperto que passar)

Páginas do Blog

  • Ínicio
  • REUNIÃO 1 / 2011
  • REUNIÃO 2 / 2011
  • REUNIÃO 3 / 2011
  • REUNIÃO 4 / 2011
  • REUNIÃO 5 / 2011
  • Contato

Contato

Emails
  • Grupo de Pais Canguru: clubemamaecanguru@gmail.com
  • AMA Jaraguá do Sul: direcao@ama.com.br
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Sejam bem Vindos!

Meu nome é Alessandra e tenho dois filhos: Guilherme (7 anos) e Laura (1 ano e 2 meses).

O Guilherme foi diagnosticado com Síndrome de Asperger (Grau de autismo leve) aos 4 anos e meu objetivo em escrever é poder compartilhar minhas experiências com pessoas que já passaram ou que estão passando pela mesma situação.

Autismo é um transtorno de desenvolvimento que pode afetar uma ou mais das 3 áreas que são: Interação social, comunicação e comportamento.

Estima-se que no Brasil, se houvesse tratativa correta, teríamos 1% da população com diagnóstico de autismo. O problema é que pela falta de informação, divulgação e conscientização, muitas pessoas não são diagnosticadas e tratadas corretamente.

É muito importante que os pais e familiares estejam informados e procurem auxílio caso observem que a criança apresente alguns dos sintomas como: auto-agressão, evitar contato visual, andar na ponta dos pés, fingir ser surdo...

O diagnóstico precoce torna o tratamento mais assertivo e com resultados mais significativos. O meu filho melhorou muito seu comportamento e interação social e hoje posso dizer que seu comportamento tangencia muito o das crianças normais.

Mas é claro que falar disso não é fácil para um pai ou uma mãe. A gente quer o que há de melhor para os nossos filhos, não é? O choque da notícia para pais de crianças autistas é muito grande, pois, em muitos casos, a doença se manifesta por volta dos 2 ou 3 anos, quando a gente já sonhou com o futuro daquela criança.

Não parece justo, mas apesar de toda a angústia e a peregrinação em busca de um diagnóstico, precisamos nos erguer e manter o pensamento positivo. Apesar de toda a dor de perder uma idealização e o medo do novo, precisamos continuar fortes, precisamos ajudá-los de toda forma possível a ter uma boa interação social com as pessoas ditas “normais”.

O importante é saber que sempre podemos nos adaptar a novas realidades, de continuar sonhando de outras formas e a rápida aceitação desta situação nos dá força e criatividade para continuar vivendo.

Quando obtive o diagnóstico do meu filho fiquei dividida em duas: coração e intelecto. Meu coração de mãe gritava por socorro, pedia que alguém me viesse dizer que foi tudo um pesadelo, que já acabou.

Mas meu intelecto me colocou de volta no chão, me mostrou que a minha função de mãe é investigar, orientar e fazer o impossível para conviver com este estigma. Dessa forma ficou mais fácil. Encarar o problema de frente e ver um novo horizonte surgir. Ver que as vitórias agora têm um sabor diferente. Que um simples “Olá” para o colega tem o mesmo valor de uma medalha de 1° lugar.

Dizem que os autistas têm limitações, mas as limitações são impostas por nós. Você mãe, pai, padrinhos, parentes e amigos de autistas que lêem o que estou escrevendo, por favor, arregassem as mangas e vão à luta!!! Não tenham medo do preconceito, dos rótulos que as pessoas cruéis e ignorantes possam colocar na sua criança. Porque o maior ato de amor que você pode lhe dar é tratamento e o exemplo de não ter medo das diferenças!

O amor de pai e mãe é incondicional!

Amo meu filho mais que tudo na vida e já que ele foi diagnosticado “especial”, vou me esforçar ao máximo para ser uma mãe “especial” para ele. E se eu tiver que lutar contra o desconhecido, se eu tiver que tirar meu filho do escuro, do medo, de onde quer que seja, podem ter certeza que é o que eu vou fazer. Sem fraquejar, sem me culpar e sem desistir.

Seja do jeito que for eu tenho certeza de que sempre vou me comunicar com ele, porque para o amor não existem fronteiras. Hoje, graças ao diagnóstico precoce e tratamento, conseguimos ter uma vida normal e muito feliz.

Por favor, divulguem as informações sobre autismo e fiquem ligados nos anjinhos que apresentarem sintomas para oferecer auxílio.

Vamos iniciar esse trabalho com muita seriedade e amor! Boa Leitura!!!

Guilherme - 3 anos

Guilherme - 3 anos

Guilherme 7 anos

Guilherme 7 anos
É lindo demais!!!

Inscrever-se

Postagens
Atom
Postagens
Comentários
Atom
Comentários

Notícias

Postagens populares

  • Ana Roriz - A visão espirita sobre o autismo - Uma lição de amor!
    Você não tem noção da felicidade de poder estar ajudando. Gustavo foi para escola com +/- 3 anos e meio, não falava quase nada, criou uma l...
  • A FONOAUDIOLOGIA E A TDAH
    A principal característica do TDAH ,é um padrão de desatenção e/ ou hiperatividade. A desatenção ,ou falta de concentração, podem ma...
  • HAPPY HOUR DA AMA
  • (nenhum título)
    Novos Critérios Diagnósticos para Transtorno do Espectro do Autismo A última edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos...
  • Poesia
    Construa-me uma ponte Eu sei que você e eu Nunca fomos iguais. E eu costumava olhar para as estrelas à noite E queria saber de qual delas ...
  • Um dia Inesquecível
    04 de Julho de 2006, Uma criança mudaria a nossa história. Noites sem dormir, com sua cabecinha no ombro, altas horas se passavam, o cansaço...
  • APOIO DA LOJA JOMAR VESTINDO AZUL NO DIA 02/04
    Agradecemos à equipe da loja Jomar por vestir azul no dia de ontem!!!
  • QUERO SER UM ESCOTEIRO!
    Venho tentando há  algum tempo introduzir uma atividade física na vida do Guilherme, pois as que tentei anteriormente falharam. Natação, fut...
  • Comportamento durante os passeios.
    O comportamento da Camille nos tem causado muitas dificuldades em sair de casa, conhecer novos lugares, visitar pessoas que gostamos, as po...
  • Equipe AMA (Associação de Amigos do Autista) na Campanha de Conscientização sobre o Autismo

Arquivo do blog

  • maio (6)
  • abril (3)
  • março (3)
  • fevereiro (2)
  • janeiro (1)
  • dezembro (4)
  • novembro (7)

Quem sou eu

Unknown
Ver meu perfil completo
Alessandra Costa. Tema Janela de imagem. Imagens de tema por mammuth. Tecnologia do Blogger.