REUNIÃO 3 / 2011

AUTISMO E SÍNDROME DE ASPERGER




Comportamentos comuns no AUTISMO:

• Estereotipias motoras e vocais;

• Comportamentos agressivos;

• Comportamentos auto-agressivos;

• Objetos de apego exagerado;

• Adesão a rotinas;

• Rituais;

• Interesses obsessivos e limitados;

• Fixações;

• Comportamento hiperativos ou passivo;



Tríade Clássica que caracteriza os sinais e sintomas do autismo:

1.Comunicação:

-atraso ou ausência total do desenvolvimento da linguagem;

-dificuldade em iniciar e manter uma conversação;

-uso estereotipado e repetitivo da linguagem;

-falta de jogos de imitação social variados e espontâneos.

2.Comportamento:

-interesses anormais restritos e estereotipados;

-adesão à rotinas ou rituais não funcionais;

-maneirismos motores;

-preocupação insistente com partes de um objeto;

3.Interação Social:

-dificuldade em desenvolver relacionamentos;

-dificuldade em utilizar comportamentos não-verbais;

-falta de espontaneidade em compartilhar interesses.



ALGUMAS EXPLICAÇÕES:

Estereotipias:

• auto-estimulação, que traz mais satisfação do que estímulos auditivos e visuais

• têm inicialmente uma função específica e depois se tornam automático

• podem representar um sinal de desconforto

• forma de relaxamento

• sinal de alegria

• sinal de confusão

• problema médico

• organização do pensamento

• fuga da realidade.



Agressividade:

• Certas formas de auto-agressão, podem acontecer para escapar de uma outra dor terrível.

• A agressão pode acontecer pela a ação em relação a algo do ambiente, reação a alguma situação onde está difícil de entender o que se espera dela, ambiente chato e sem motivação.



Comportamento ritualístico:

• Tocar as coisas muitas vezes é para verificar o que estão vendo ou ouvindo. Aprendem mais por percepções do que por pensamentos.

• Voltar-se à rituais ou a antigos hábitos pode manter o medo à distância e sob controle.



Outras explicações que interferem no comportamento:

• Dificuldades na comunicação;

• Possuem um estilo cognitivo diferente, ou seja, o cérebro processa as informações de um modo diferente. Em geral é inflexível, pois possuem dificuldade em interpretar e entender o que elas observam;

• Pensamento literal: dificuldade em colocar ou entender a emoção por trás de uma ação;

• Dificuldade em interpretar emoções e expressões faciais mais abstratas;

• Ausência da brincadeira simbólica. Se convidados a brincar preferem atividades focalizadas na percepção pura como amontoar objetos ou alinhá- los.



AUTISMO NEUROTÍPICO

Pensamento literal/concreto Pensamento simbólico

Estilo de pensamento visual Estilo de pensamento verbal

Pensamento Fragmentado Pensamento complexo

Um estímulo sensorial por vez Coordena todas as modalidades sensoriais

Previsibilidade Improvisação

Faz as coisas ao seu modo Adapta-se às pessoas

Aqui e agora História: antes e depois/consequencias



Frustram-se em situações inesperadas/surpresa;

Se aborrecidos não sabem iniciar uma nova atividade;

Dificuldade em planejar uma atividade;

Dificuldade em perceber que o tempo está passando;

Dificuldade em atividades que mudam;

Dificuldade em generalizar;

Conceito ligado em detalhes visuais;

Não compreendem as intenções das outras pessoas;

Pensam de sua própria maneira, ou seja,associativa;

Dificuldade em entender e demonstrar emoção;

Dificuldades com planos alternativos e suas consequencias;





Sinais e sintomas da SÍNDROME DE ASPERGER dentro da tríade:



1.Comunicação:

-linguagem formal e pedante, concreta e literal;

-são hiperverbais.

2.Comportamento:

-interesses restritos: Dinossauros, pokemon, Geografia, história, carros, aviões, games, mapas, maquetes,..

3.Interação Social:

-interações estranhas ;

-problemas de empatia.



OUTRAS CARACTERÍSTICAS:

• Socialmente lentos e com dificuldades nas relações;

• Ingênuo e incrédulo;

• Sem consciência dos sentimentos dos outros;

• Incapaz de manter uma conversa;

• Dirigem-se somente aos assuntos que lhes interessam;

• Fica nervoso por mudanças de rotina e transições;

• Hipersensível a sons, luzes e cheiros;

• Apego a um tema ou objeto;

• Lentos nos esportes;

• Memória para detalhes;

• Problemas de sono e/ou alimentação;

• Problemas de compreensão/ linguagem literal;

• Linguagem estranha (pedante, tom distinto)



SD ASPERGER

Na Idade pré-escolar:

• respostas raras nas conversas,

• evitam interações espontâneas,

• preferências por rotinas/perseverantes,

• não regulam respostas sociais(agressão e ansiedade),

• hiperativos,

• interesse social em adultos e crianças,

• habilidades para reconhecer letras e números,

• memória mecânica.



Na Idade Escolar:

• Bons em leituras e cálculos;

• Pouca destreza em escrita;

• Áreas de interesse obsessivo;

• Agradáveis em interações com adultos;

• Relação superficial com crianças



Na Escola secundária:

• Pouco compreendidos;

• Problemas com os estudos;

• Transtornos de comportamento;

• Problemas emocionais e de motivação.



No Nível Superior:

• Mais tolerância para diferenças individuais e excentricidade;

• Têm bom rendimento acadêmico;

• Área de interesse especial;

• Dificuldades de atenção e organização;

• Dificuldades nas relações dentro e fora da família.





DISFUNÇÀO SENSORIAL (Autismo e Síndrome de Asperger):

• Conhecemos crianças com autismo que as vezes podem ser muito sensíveis a um som em particular a um contato, e também falta de sensibilidade para níveis baixos de dor.

• Cerca de 50% das crianças com autismo tem alguma anormalidade de sensibilidade sensorial .

• Um ou vários sistemas sensoriais estão afetados de tal forma que as sensações normais são percebidas com uma intensidade intolerável. A mera antecipação da experiência pode conduzir a uma intensa ansiedade ou pânico.

• As sensibilidades mais comuns incluem sons e tato, mais em alguns casos a sensibilidade se relaciona com o sabor, a luz intensa, as cores e aromas.

• Ao contrario as pessoas podem expressar uma reação mínima a níveis de dor e temperatura que poderiam ser insuportáveis para os outros.

• Diferentes sistemas sensoriais podem estar afetados, dependendo da pessoa.

• Sons e toque são as sensibilidades mais comuns.



Sensibilidade ao som

• Três tipos de ruídos são percebidos com grande intensidade:

1) ruídos súbitos e inesperados

2) ruídos altos e contínuos

3) sons desconcertantes, complexos e múltiplos



Sensibilidade tátil

-Sensibilidade extrema a uma determinada intensidade de contato ou ao tocar certas partes do corpo.

-Partes do corpo mais sensíveis: cabelo, unhas, braços, palma da mão.



Sensibilidade Visual

Sensibilidade a determinados níveis de iluminação, cores ou sombras.



ESTRATÉGIAS PARA A SENSIBILIDADE SENSORIAL

• Evitar certos sons;

• Escutar música que distraia o som;

• Minimizar o ruído de fundos, especialmente quando várias pessoas falam ao mesmo tempo;

• Considerar o uso de protetores de ouvido

• Roupas toleráveis;

• Terapia de integração sensorial;

• Massagens;

• Introduzir sempre comidas novas;

• Evitar níveis intensos de luz;

• Viseiras e óculos de sol;

• pequeno mau estar pode indicar uma importante infermidade;

• Estimular a crianças a sinalizar suas dores.





Resumo: Diferenças entre Autismo e Síndrome de Asperger:

QI em geral abaixo da média. QI na média ou acima

Diagnóstico geralmente aos 3a Diagnóstico acima dos 3 anos

Atraso no desenvolvimento da linguagem Linguagem se desenvolve no tempo normal

20 % não são verbais Todos são verbais

Gramática e vocabulário limitado Gramática e vocabulário acima da média

Desinteresse pelas relações sociais Interesse pelas relações sociais

1/3 apresentam convulsões Incidência de convulsões igual ao da população geral

Desenvolvimento físico normal Lerdeza geral (atrapalhados , descoordenados)

Nenhum interesse obsessivo de alto nível Interesses obsessivos de alto nível

Os pais detectam problemas por volta dos 18 meses Os pais detectam problemas por volta dos 2 anos e meio

A principal queixa dos pais é o atraso da linguagem Queixa: socialização, linguagem e comportamento



“Devemos aprender a olhar o mundo através do ponto de vista de uma pessoa com autismo, assim vamos entender que por trás de atos considerados inexplicáveis, existe sempre um esforço, uma tentativa encoberta de comunicação”.

Theo Peeters