terça-feira, 29 de novembro de 2011

Leandro Elétrico...

Olá somos Djeferson e Rosileine pais de Vitor (11 anos) e Leandro (7 anos), o Leandro foi diagnosticado com 5 anos com a síndrome de asperger e como todos os pais no início tivemos muitas dificuldades de adaptação na escola e na sociedade em geral. Mas com o tempo vamos ficando calejados e aprendemos a lidar com as dificuldades e a olhar a vida com outros olhos. Atrevemo-nos a dizer que ser pais de uma criança especial nos torna pessoas melhores.
O Leandro é uma criança especial, tem dificuldades na alfabetização, mas às vezes nos chega com indagações surpreendentes, esta semana estávamos passeando de carro e ele perguntou: “Como é que tem eletricidade no carro” (pois ele viu as luzes do painel) ”é com um raio?” Na sequência ele falou sobre o Benjamim... Ficamos surpresos e logo entendemos que ele tinha visto um vídeo na escola falando sobre como as coisas são feitas e passou algo sobre Benjamim Franklin. Expliquei que tinha uma pilha gigante no carro chamada de bateria e quando chegamos em casa mostrei a bateria pra ele.
Este exemplo deixa bem claro que quando o assunto interessa a atenção acontece e ele consegue gravar as informações, cabe aos profissionais da educação buscar essa atenção utilizando métodos não convencionais.

Um comentário:

  1. A aprendizagem precisa ser sempre um projeto pessoal e único, por isso nossa educação é tão falha, porque estabelece o padrão de um indivíduo médio e marginaliza, sutilmente ou não, quem difere dele.

    Belo depoimento.

    Abraços,

    Sina.

    ResponderExcluir